Ilustração de ícone Dúvidas sobre Empréstimo Consignado Privado

Solicitação de Crédito

1. Como me cadastro na plataforma do Consignado Rodobens?

Entre em nosso site (https://www.rodobens.com.br/consignado-privado), acesse a plataforma e clique em “Cadastre-se para o primeiro acesso”. Para efetuar o cadastro é necessário que sua empresa tenha cadastrado seu CPF previamente. Caso seu CPF não esteja cadastrado entre em contato diretamente com o RH da sua empresa.

2. Onde posso acessar a plataforma de atendimento?

O endereço da nossa plataforma é https://consignado.rodobens.com.br.

3. Como faço para pedir um consignado?

A solicitação do crédito consignado pode ser feita pela nossa plataforma de autoatendimento na seção “Contratar Crédito”.

4. Quais os próximos passos após o envio do meu pedido?

Aguarde o processamento da proposta para então assinar o contrato. Após a assinatura você será informado se a proposta foi aprovada. Você será informado por e-mail e SMS sempre que a situação da proposta for alterada, mas você também pode acompanhar o andamento na nossa plataforma.

5. O empréstimo consignado da Rodobens está disponível para funcionários públicos, servidores das Forças Armadas, aposentados, autônomos e pensionistas do INSS?

Não. O Consignado Privado Rodobens é oferecido apenas para colaboradores de empresas privadas conveniadas que trabalham com carteira assinada.

6. O que é a analisado para a aprovação do meu empréstimo consignado?

O Consignado Privado Rodobens é oferecido apenas para colaboradores contratados com carteira assinada em empresas que possuem parceria conosco. Após o cadastro e solicitação no site, avaliamos as seguintes informações:

  • Valor da parcela escolhida: a parcela não pode ultrapassar a margem consignável estipulada pelo convênio (Consulte seu RH para mais detalhes);
  • Veracidade das informações preenchidas;
  • Informações do cliente nos serviços de proteção ao crédito.

7. Posso pedir dois empréstimos consignados de uma vez?

Sim, porém as regras do convênio entre o Banco Rodobens e a sua empresa podem ter restrições quanto a quantidade de contratos. Consulte seu RH para confirmar esta informação.

8. Quanto tempo demora para o dinheiro cair na conta?

O prazo máximo para o dinheiro cair na conta é de até 10 dias nos casos de solicitação de crédito e nos casos de portabilidade o prazo máximo é de 20 dias.

9. Qual é o limite de crédito?

O limite de crédito e margem consignável variam de acordo com o convênio entre o Banco Rodobens e a sua empresa. Consulte seu RH para mais informações.

10. Qual é o percentual de juros?

As taxas de juros variam de acordo com a empresa conveniada. Acesse o site (https://ww2.rodobens.com.br/consignado-privado) ou consulte o seu RH para mais informações.

11. Eu preciso ser correntista do banco para pegar o empréstimo consignado?

Não. 

12. Como sei que meu empréstimo consignado foi aprovado?

Você vai receber um e-mail informando que seu pedido foi aprovado. Por isso, ao cadastrar os seus dados, tenha certeza de que colocou um endereço que você acessa sempre. Se preferir, essa informação também estará disponível no site.

13. Preciso pagar alguma taxa ou valor antecipado para receber meu dinheiro?

Não, você nunca paga valores antecipados para receber o seu dinheiro no Banco Rodobens. Se receber algum pedido para pagamento, pode ser uma tentativa de fraude. Caso isso aconteça, entre em contato com a nossa central de atendimento ou fale com o consultor de vendas que te atendeu.

14. Preciso informar minha renda mensal?

Não, sua renda mensal será informada pela sua empresa. Caso haja alguma dúvida sobre a renda mensal informada contate o RH da sua empresa.

15. Tenho nome sujo. Consigo pegar um empréstimo consignado mesmo assim?

Não há garantias que seu empréstimo será aprovado mesmo que você possua o nome limpo, então seu empréstimo pode ser aprovado mesmo com o nome sujo. O diferencial do nosso empréstimo é que podemos te ajudar a pagar as dívidas atrasadas com juros mais baixos e, consequentemente, limpar o seu nome no mercado.

16. Preciso alterar uma informação do meu cadastro. Como faço?

Suas informações podem ser atualizadas na plataforma de autoatendimento na seção “Atualizar Dados” ou “Minha Conta”.

17. O que pode fazer com que meu pedido seja recusado?

Sua solicitação pode ser recusada por não atender as políticas da sua empresa ou por não atender as políticas de crédito do Banco Rodobens.

18. Quais são as taxas cobradas no empréstimo consignado?

As taxas cobradas são: IOF, que é o Imposto sobre Operações Financeiras, Taxa de Juros e Tarifa de Cadastro. No momento da solicitação é possível ver todos os custos envolvidos na contratação do seu empréstimo.

Desligamentos

1. Como faço para continuar em contato com a Rodobens se sair da empresa onde trabalho?

Você continua com acesso liberado em nosso site e pode nos contatar a qualquer momento pelo e-mail consignado@rodobens.com.br ou acessar a nossa página com os principais canais de atendimento.

2. Não paguei as parcelas do meu empréstimo após sair da empresa. O que acontece?

Caso não consiga pagar as parcelas do seu empréstimo consignado após sair da empresa onde trabalhava, você pode ter seu nome negativado por inadimplência.

3. O site mostra prestações quitadas, mas não paguei as parcelas. O que aconteceu?

De acordo com a lei 10.820, valor recebido de rescisão pode ser usado para adiantar as parcelas do seu empréstimo consignado. Seu empréstimo será quitado caso o desconto de até 30% da sua rescisão seja maior que o saldo devedor, é como se você fizesse uma antecipação de parcelas onde é aplicado um desconto automaticamente.

Antecipação de Parcelas

1. Quero pagar o meu empréstimo de uma vez. É possível fazer isso pagando um boleto único?

Sim, você pode antecipar quantas parcelas julgar necessário gerando o boleto diretamente no nosso site. Ao entrar no site (https://ww2.rodobens.com.br/consignado-privado) selecione todas as parcelas que ainda não foram pagas e baixe um boleto único. Ao pagar tudo de uma vez, você também ganha um desconto, que será calculado na hora.

2. Quero pagar todas as parcelas do meu empréstimo de uma só vez. Vou ter desconto?

Sim. Quando decide antecipar ou pagar todas as parcelas do seu empréstimo, você acaba pagando um valor menor por prestação. O desconto é calculado com base na taxa de juros e no número de parcelas antecipadas.

3. Sai da empresa, mas ainda estou pagando um empréstimo consignado. Como faço?

Quando você sai da empresa, o seu empréstimo consignado passa a ser considerado um empréstimo pessoal. Você passa a pagar as parcelas por um boleto que enviaremos para o seu e-mail cadastrado.

4. Saí da empresa, mas ainda tenho um empréstimo consignado. As taxas e parcela continuam iguais?

Sim. O seu contrato continua igual, tanto as parcelas quanto a taxa de juros contratada. O que muda é a forma de pagamento, que a partir desse momento passa a ser por boleto.

Renegociação

1. Quais são as vantagens da renegociação?

A renegociação permite o cliente receber um valor adicional diretamente na conta ou aumentar o prazo do financiamento para reduzir o valor das parcelas.

2. Como solicitar a renegociação?

A renegociação pode ser solicitada diretamente no site (https://ww2.rodobens.com.br/consignado-privado).

3. Posso renegociar meu contrato mais de uma vez?

Depende, as condições de renegociação variam de acordo com as condições estabelecidas no convênio com a sua empresa.

4. As taxas de juros para a renegociação são as mesmas que as taxas para a solicitação comum?

Depende, as condições de renegociação variam de acordo com as condições estabelecidas no convênio com a sua empresa.

Portabilidade

1. O que é a portabilidade de contrato?

A portabilidade é a transferência de um contrato de empréstimo de outra instituição financeira para o Banco Rodobens.

2. Como é o processo da portabilidade?

A instituição financeira de origem da operação de crédito recebe a solicitação de portabilidade e tem até 4 dias úteis para avaliar. Caso todas as informações estejam corretas o contrato passa para o Banco Rodobens com as mesmas condições do contrato anterior, porém com uma taxa de juros menor.

3. O que mudará na minha dívida após a portabilidade?

Com a portabilidade de crédito você pode ter a taxa de juros do seu empréstimo reduzida e economizar dinheiro.

4. Posso solicitar a portabilidade de outra instituição financeira mesmo que o meu contrato não seja um consignado?

Sim, você pode portar qualquer tipo de empréstimo e transformá-lo em crédito consignado no Banco Rodobens.

5. Como solicito a portabilidade de um contrato?

A solicitação da portabilidade pode ser feita diretamente no site (https://ww2.rodobens.com.br/consignado-privado) desde que você possua as informações do seu empréstimo atual

6. Quais informações eu preciso ter para solicitar a portabilidade?

  • Banco onde o empréstimo foi solicitado;
  • Número do contrato;
  • Último vencimento do contrato;
  • Saldo devedor;
  • Data da consulta do saldo devedor;
  • Total de parcelas;
  • Total de parcelas pagas;
  • Taxa de juros mensal;
  • Custo Efetivo Total (CET) mensal.

7. Como funciona a portabilidade?

Após a solicitação da portabilidade em nosso site, vamos verificar as informações do seu contrato junto a instituição financeira de origem para então solicitar a transferência. Lembre-se que a portabilidade de crédito também precisa respeitar as regras do convênio da sua empresa com o Banco Rodobens.

8. Posso trazer meu empréstimo de outro banco e ainda sacar um valor?

A portabilidade não permite alterar o valor do empréstimo, porém após a finalização da portabilidade é possível solicitar uma renegociação visando o a liberação de um valor adicional.

9. Posso trazer meu empréstimo de outro banco e alterar o prazo do empréstimo?

A portabilidade não permite alterar o prazo do empréstimo, porém após a finalização da portabilidade é possível solicitar uma renegociação visão alterar o prazo do empréstimo.

10. Como será feita a transferência de dinheiro na portabilidade?

A comunicação e transferência de recursos serão tratados diretamente entre o Banco Rodobens e a instituição financeira, após a finalização o cliente é informado.

11. Existe alguma tarifa para realizar a portabilidade?

Não cobramos tarifas adicionais para efetuar a portabilidade.

12. Posso portar somente o contrato de empréstimo consignado que possuo junto a outro Banco?

Não, você pode portar empréstimo de outras modalidades.